Auditoria Baseada em Riscos (20 horas)

Auditoria

R$ 400,00 ou 10X de R$ 40,00
FINALIZAR COMPRA
CAPACITAÇÃO EM EAD - AULAS GRAVADAS 
 
O CURSO
 
Segundo a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF) do Instituto dos Auditores Internos (IIA), a missão da auditoria interna é “Aumentar e proteger o valor organizacional, fornecendo avaliação, assessoria e conhecimento objetivos baseados em riscos”.

Nesse sentido, o risco é inerente a todas as atividades humanas, em todos os campos. No âmbito da gestão de recursos públicos, o risco está presente tanto nas atividades que envolvem a aplicação desses recursos, de responsabilidade do gestor público, como naqueles que envolvem a fiscalização e controle da sua boa e regular aplicação, de responsabilidade dos órgãos de controle interno e externo.

Disso decorrem várias abordagens de risco com impacto direto e relevante nos trabalhos  das Auditorias Internas e dos Tribunais de Contas, destacando-se, principalmente:

a) Avaliação de riscos para o planejamento anual da auditoria interna, identificando riscos que afetam objetos de nível macro, presentes no universo de auditoria, tais como políticas, programas, projetos e atividades governamentais;
 
b) Avaliação de riscos em auditorias, especialmente na fase de planejamento dos trabalhos, com objetivo de subsidiar a definição do escopo e as questões de auditoria, selecionar procedimentos de auditoria que sejam os mais eficientes e eficazes para abordá-los e determinar a sua natureza, época e extensão, a fim de reduzir ou administrar o risco de fornecer um relatório de auditoria que seja inadequado às circunstâncias;
 
c) Avaliação de riscos em levantamentos de um objeto específico de controle interno ou externo, com objetivo de revelar as áreas desses objetos que estão expostas a riscos significativos, analisar como a gestão responde a esses riscos, bem como avaliar a viabilidade da realização de auditorias.

Pensando nisso, este curso tem por objetivo desenvolver e aprimorar a competência dos auditores do setor público para utilizarem a abordagem baseada em risco na definição do escopo e da natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria, realçando a relevância desta prática gerencial moderna como fundamental para a melhoria do desempenho da Administração Pública e para a boa e regular aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade.
 
METODOLOGIA
 
O curso é composto por videoaulas do curso realizado de forma online (aprox. 19 horas) atualizadas em setembro de 2020, material didático atualizado em 2020 em pdf (115 páginas) e materiais complementares da aprendizagem. Ao final do curso, o aluno será avaliado, devendo obter nota superior a 70% para ter direito ao certificado. No caso de insucesso na primeira tentativa, há previsão de mais 02 (duas) oportunidades. Durante o curso há acompanhamento de tutor por meio de perguntas e respostas.
 
O QUE ESTE CURSO VAI TE PROPORCIONAR?
 
Este curso proporcionará aos participantes as seguintes competências e habilidades:

a) Planejar uma auditoria utilizando uma abordagem baseada em riscos para definir o escopo, natureza, época e extensão dos procedimentos, segundo os padrões de auditoria reconhecidos internacionalmente; e

b) Utilizar as Normas Internacionais para implementar as melhores práticas profissionais aplicadas às etapas de execução dos trabalhos, comunicação dos resultados às partes interessadas do setor público e monitoramento das recomendações de auditoria.

 
 
PARA QUEM SE DESTINA?
 
Servidores públicos federais, estaduais e municipais que exerçam atividades de auditoria governamental, tanto no âmbito das Auditorias Internas quanto nos Tribunais de Contas.
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 
Módulo I: Fundamentos de Auditoria no Setor Público
 
Auditoria e a teoria de agência. O papel da auditoria na governança pública. Paradigma atual. Normas nacionais e internacionais de auditoria. Auditoria e Controle. As três linhas de defesa. Classificação de auditoria no setor público. Processo de auditoria. Planejamento, Execução, Relatório e Monitoramento. Atividades práticas.
 
Módulo II: Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos
 
Como funciona uma auditoria. Planejamento. Definição de objetos e objetivos da auditoria. Construção da Visão Geral do Objeto. Levantamento dos objetivos e do processo de trabalho do objeto a ser auditado. Critérios. Providências administrativas iniciais. Setores responsáveis, competências e atribuições. Delimitação de riscos do objeto. Métodos e técnicas de identificação e avaliação de Riscos. Levantamento dos controles. Avaliação da eficácia do controle interno. Cálculo do risco residual. O modelo de risco em auditoria. Técnica para estruturação das questões de auditoria. Elaboração do Programa de Auditoria (Matriz de Planejamento). Dicas práticas para preenchimento da matriz de planejamento. Procedimentos de auditoria. Desenvolvimento dos instrumentos de coleta de dados (Checklist, extrato de entrevista, roteiros de verificação). Elaboração de Cronograma. O Planejamento do trabalho de auditoria baseado em riscos/Projeto de Auditoria. Responsabilidade do supervisor, coordenador e membro de equipe. Atividades práticas de construção da visão geral do objeto, identificação e avaliação dos riscos, avaliação dos controles internos e elaboração da matriz de planejamento.
 
Módulo III: Execução dos trabalhos
 
Atividades preliminares. Principais técnicas de auditoria para obtenção de evidências (análise documental, circularização, inspeção física, entrevista, cruzamento de dados, indagação escrita, sensoriamento remoto) na prática. Achados de auditoria. Requisitos. Atributos: situação encontrada, critério, causa e consequência. Recomendações. Análise de evidências. Cuidados necessários na evidenciação dos achados de auditoria. Indícios X evidências. Classificação. Matriz de Achados. Atividades práticas.
 
Módulo IV: Relatório e Monitoramento
 
Orientações gerais para elaboração de relatório. Componentes do relatório: introdução, resultado dos exames, recomendações, conclusão. Tratamento de informações sensíveis e confidenciais. Declaração de conformidade com as normas. Objetivos e clientes do relatório de auditoria baseada em riscos. Características de bons relatórios. Monitoramento como instrumento de mudança no objeto de auditoria. Sistemática, formas e relatório de monitoramento. Analisando planos de ação. Quantificando benefícios reais. Atividades práticas.
 
 
 
MATERIAL EXCLUSIVO
 
Os alunos receberão os seguintes materiais exclusivos do curso:

a) Material didático exclusivo do curso;
b) Matriz de Planejamento de uma auditoria completa em contratação de serviços terceirizados;
c) Checklist, extrato de entrevista, roteiro de verificação, Questionário de Avaliação de Controles Internos e Matriz de Riscos e Controles para desenvolvimento dos trabalhos de auditoria.
d) Estudo de Caso Prático que será aplicado de forma online com a supervisão do professor.
 
 

Aula 01 - Fundamentos de Auditoria no Setor Público

Programa do Curso

Modelo de Projeto Básico - Inscrição em Curso Aberto - Inexigibilidade

Módulo 1

1 - Aula 01 - Fundamentos de Auditoria no Setor Público

Módulo 2

2 - Aula 02 - Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos

Módulo 3

3 - Aula 03 - Execução dos Trabalhos

Módulo 4

4 - Aula 04 - Relatório e Monitoramento

Módulo 5

5 - Estudo de Caso Prático - Construção da visão geral do objeto, identificação e avaliação de riscos, avaliação de controles internos, elaboração de Matriz de Planejamento e Matriz de Achados.

Módulo 6

6 - Slides de Apresentação do Curso - Em elaboração

Módulo 7

7 - Materiais práticos do curso, como matriz de planejamento completa, checklist, extrato de entrevista, roteiro de verificação, questionário de avaliação de controles internos, matriz de riscos e controle, matriz de achados, roteiro de verificação de supervisão, projeto de auditoria, entre outros.

Módulo 8

8 - Espaço de interação com o professor sobre conteúdos e dúvidas do curso.

Módulo 9

9 - Videoaulas do curso de Auditoria Baseada em Riscos

Jetro Coutinho

  • Prof. Jetro Coutinho

  • Cargo: Diretor de Governança de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais no Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário (i), em Direito Administrativo (ii), em Gestão (iii) e Planejamento,(iv) Empresarial e em Administração Pública (v).

     

  • É especialista em gestão de riscos e controles internos e Auditor Federal do TCU, órgão no qual seus trabalhos têm sido premiados no prêmio Reconhe-Ser, que identifica os destaques no órgão. É membro do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos em Processos de Fiscalização do Tribunal.

     

  • Foi supervisor e coordenador do Levantamento de Governança do Tribunal de Contas da União (iGG e iGov) e foi Diretor da área de auditoria de Governança no Tribunal.

     

  • Representou o Brasil nas missões oficiais do TCU para a Turquia (Força Tarefa em Auditoria de Ética), Bulgária e Croácia (Study Visit em parceria com o Banco Mundial para conhecer o Sistema de Controle Interno desses países) e França (54ª Sessão do Comitê de Governança Pública da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Kleberson de Souza

  • Prof. Kleberson de Souza

  • Cargo: Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU
  • Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) há mais de 16 anos, tendo exercido as funções de Chefe do Núcleo de Auditoria, Chefe do Núcleo de Ações Especiais, Superintendente-Substituto e Superintendente Interino da CGU-MT. 

     

  • Mestrando em Administração Pública pela FGV, Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV e em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT, com certificação internacional pela Internacional Organization for Standardization - ISO em Gestão de Riscos (C31000); 

     

  • Coautor dos livros Como Combater à Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes, Como Combater o Desperdício no Setor Público – Gestão de Riscos na Prática e Auditoria Baseada em Riscos, todos lançados pela Editora Fórum em 2020 e 2022; autor dos livros de Avaliação de Controles Internos: Contratações Públicas e Implantação de Governança no Setor Público, lançados pela Editora Publicontas do TCE/MT em 2017 e 2019, respectivamente e autor do Guia de Implantação de Programas de Integridade das Empresas Estatais Federias, publicado pela CGU em 2015.

     

  • Professor de pós-graduação da UFMT com a disciplina Gestão de Riscos e Palestrante na área de auditoria governamental, detecção de fraudes em licitação e contratos, gestão de riscos e avaliação de controles internos.

     

  • Instrutor de Cursos de Capacitação da Controladoria-Geral da União (CGU) da competência Auditoria Baseada em Riscos.

QUEM COMPROU ESTE CURSO, TAMBÉM COMPROU:

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!

Equipe de Vendas